A Igreja do Ipiranga surgiu em 1972, quando sem dúvida alguma, nossos irmãos Nicolau Terreri e sua esposa Antonieta Terreri demonstraram amplamente o desejo de servir a Deus, colocando a disposição dEle, seus recursos na construção de igrejas. Para que este sonho se realizasse, não mediram esforços, tempo, bens e habilidades. A Igreja do bairro da Lapa foi o início. Mais tarde a Vila Virgínia e finalmente nossa igreja, isso sem contar a participação direta na construção da igreja Central de Ribeirão Preto, da igreja da cidade de Cajuru e em outras no estado de São Paulo.
Na época, a irmã Antonieta chegou a sacrificar uma viagem à Europa, oferecida pelo esposo, empregando o valor da viagem na construção da IASD do Ipiranga. Certa ocasião, ao receber a visita do Pastor local, Pr. Cesar A. da Costa, ela disse:
"Pastor Cesar, minha preocupação é construir mais um templo e desta vez será no bairro Ipiranga, para abrigar as almas que ali serão ganhas. Se a Associação der o terreno, eu e meu esposo construiremos o templo". Pois bem, isso aconteceu, e em 17/06/1972 a igreja foi dedicada ao Senhor.
Em 1975, foi realizado uma conferência evangelística pelo Pastor Geraldo de Oliveira (Gegê), sendo batizados muitos novos irmãos. Nessa ocasião, já congregavam aproximadamente 100 membros.
Em 26/06/1976, o Pastor Orlando Gomes de Pinho, secretário da Associação Paulista da IASD, realizou o sermão referente a passagem de grupo para igreja organizada, sendo feito naquele momento a chamada nominal dos irmãos que assinaram o "Testemunho de Reconsagração". Participaram também da cerimônia, o Pastor Italo Monzolli (assistente do secretário) e Pastor Renne dos Reis (distrital).**
Atualmente, a igreja possui mais de 300 membros e continua crescendo a cada dia.
Fabiano R. Murige - Diretor de Comunicação da IASD Ipiranga
**Dados retirados de Atas da época; outras informações ou nomes de membros, constam nos arquivos da Igreja.